MUNICÍPIOS QUE SIMPLIFICAM SUAS AÇÕES E PROMOVEM O DESENVOLVIMENTO RECEBEM CERTIFICADO DO SEBRAE
CERTIFICADO "SIMPLIFICA" PARA OS MUNICÍPIOS QUE SIMPLIFICAM SUAS AÇÕES
O Sebrae e a Junta Comercial de Minas Gerais-Jucemg, promovem Seminário e entrega de Certificado para os 150 municípios que são considerados os menos burocráticos de Minas Gerais, contemplando as ações que promovem o desenvolvimento e geração de oportunidades.
Agilizar os procedimentos de registro de empresas em Minas Gerais. Este foi propósito apresentado no seminário Simplifica Minas, que aconteceu nessa segunda-feira, 27, em Belo Horizonte, e que reuniu cerca de 400 pessoas, representantes de municípios mineiros (prefeitos, secretários e agentes de desenvolvimento), das esferas estadual e federal. O objetivo é favorecer e incrementar o número de Salas Mineiras do Empreendedor, espaços idealizados pela parceria Sebrae-Jucemg-Prefeitura, onde o microempreendedor individual (MEI) obtêm todas as informações e canais necessários para abertura e manutenção de seus negócios. Instaladas em espaços cedidos pela prefeitura, as Salas atuam sob metodologia e respaldo fornecido tanto pelo Sebrae como pela Jucemg.
Como atores importantes no processo, outras entidades estiveram presentes no Seminário: a Receita Federal do Brasil (RFB), Corpo de Bombeiros e a consultoria Endeavour que, na oportunidade, fez o lançamento do Índice de Cidades Empreendedoras em 2017. De um total de 32 municípios apontados na sondagem, dois são mineiros - Belo Horizonte e Uberlândia -, as únicas cidades do estado, presentes nas quatro edições já veiculadas da pesquisa. Durante a solenidade, 150 prefeitos(a) receberam o Certificado Simplifica pela implantação da Sala Mineira do Empreendedor em seus territórios, destaca-se em nossa região os municípios de Mirabela, Japonvar, Pedras de Maria da Cruz, Januária e Itacarambi.
Na oportunidade, a Prefeita do município de Itacarambi, Dra. Nívea Maria, representou os prefeitos da região no dispositivo de honra e falou da importância da implantação da Sala Mineira em seu município e comemorou com os demais representantes o recebimento do Certificado que conferiu aos municípios o título de cidades desburocratizadas e parceiras do desenvolvimento.
O advento da Sala Mineira do Empreendedor facilita e muito a vida dos empreendedores. Com ela, o tempo médio gasto para abertura de uma empresa em Minas Gerais é de sete dias (tempo esse, que nunca antes fora inferior a dois meses). Entre os serviços disponibilizados estão: orientações sobre processo de registro empresarial, licenciamento ambiental, cadastro de fornecedor da Prefeitura, mapas de oportunidades, distribuição de material informativo, consulta de viabilidade, integração Redesimples e Minas Fácil, protocolo de licenciamento municipal, emissão de certificado de Microempreendedor Individual, declaração do Simples Nacional e capacitações.
O projeto das Salas foi lançado em março passado, desde então, 23 municípios mineiros já estão com suas unidades em pleno funcionamento. São eles: Almenara; Boa Esperança; Capelinha, Cataguases; Espinosa; Itacarambi, este representado pela Prefeita, Dra.Nívea Maria, a Agente de Desenvolvimento, Cláudia Seixas e a Coordenadora, Marília Ramos; Iturama; Jaíba; Japonvar, representado pelo Vice-Prefeito, Antônio Orlando e o Agente de Desenvolvimento, Alex Júnior Ferreira; Januária sendo representada pelo Prefeito Marcelo Félix e a Agente de Desenvolvimento Solange Mota, Jequitinhonha; José Raydan; Lagoa da Prata; Malacacheta; Manhumirim; Mirabela representado pelo seu Agente de Desenvolvimento, Adalto Aquino; Montes Claros; Muzambinho; Nova Serrana; Pai Pedro; Passos; Santa Vitória; Teófilo Otoni e Verdelândia.
Nas cidades de Japonvar, Mirabela e Itacarambi, as ações promovidas pela parceria já apresentam inúmeros resultados positivos e contam com total apoio da população, as atividades vão desde programas a cursos e seminários de capacitação que são voltados para a promoção do desenvolvimento, empreendedorismo e crescimento dos municípios, que apresentam um notório avanço em suas demandas no campo do empreendedorismo. Com isso, os município planejam a realização de diversas ações para o ano de 2018 e impulsionar ainda mais esse processo de melhoria continuada da vida dos seus munícipes.