COMÉRCIO DE MIRABELA SERÁ FOMENTADO COM A IMPLANTAÇÃO DA SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR-SEBRAE
A Sala Mineira do Empreendedor é o resultado da parceria entre o SEBRAE MINAS, JUCEMG - Junta Comercial do Estado de Minas Gerais e a Prefeitura de Mirabela-MG. Ela foi desenvolvida para melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo Estado e agora é a vez de Mirabela, atuando lado a lado com a Administração Municipal, oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes, onde os empreendedores irão encontrar um espaço único para formalizar o seu negócio, obter orientações, informações e todo o conhecimento necessário para o seu desenvolvimento profissional e fazer a sua atividade seguir em frente, de um jeito simples e prático.
O Município de Mirabela visando o fomento com o comércio local, como meio de promover o desenvolvimento econômico e impulsionar a geração de empregos e renda para o município, vai implantar, até o final de de novembro de 2017, a Sala Mineira do Empreendedor.
Para fortalecer ainda mais o projeto o Sebrae-MG-MR Montes Claros promoveu uma missão no dia 31 de outubro, que levou Secretários Municipais, Agentes de Desenvolvimento e Prefeitos do todo o norte de Minas para conhecer as atividades da Sala Mineira do Empreendedor no município mineiro de Nova Serra, onde foi inaugurada a primeira Sala Mineira do Estado de Minas Gerais. No evento o município de Mirabela foi representado pelo Prefeito Municipal Sr. Luciano Rabelo Veloso, pelo Agente de Desenvolvimento e coordenador da iniciativa no município Sr. Adalto Nilo Costa Aquino, a Fiscal de tributos, Ariane Matos e João Francisco Athayde Presidente da ACIM-Associação Comercial e Industrial de Mirabela, acompanhados da Técnica do Sebrae-MG, responsável pelas atividades na região Hebbe Cruz, que aproveitou o ambiente para apresentar as atividades que serão implementadas e convidar o órgão para unir-se à parceria ousada e inovadora, idealizada pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Sebrae MG e abraçada desde o lançamento pela Administração Municipal. Durante o evento os Prefeitos e os convidados da região foram recepcionados pelo Secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Caires, o Agente de Desenvolvimento Marco Aurélio Lacerda e o Prefeito da cidade de Nova Serrana, Exmo. Eusébio Lago.
Diversos serviços serão oferecidos aos empreendedores com a completa implantação da Sala Mineira, tais como consulta de viabilidade; protocolo do licenciamento municipal do MEI, ME, EPP e demais empresas; emissão das guias de recolhimentos das taxas municipais para processo de formalização, alteração e baixa; formalização e emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI); elaboração e envio da Declaração Nacional do Simples Nacional (DASN SIMEI); entrega do CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal, Alvará de Localização e Funcionamento e demais documentos de licenciamento. Além de outras atividades que estarão disponíveis com a inauguração da Sala Mineira de Mirabela como; orientação prévia sobre o processo de registro, orientação prévia sobre o processo de licenciamento municipal, relação dos escritórios contábeis que realizam atendimento gratuito ao microempreendedor Individual (MEI), como participar dos processos de aquisições públicas municipais em andamento, mapa de oportunidades para o empreendedor, distribuição de material informativo e as capacitações que a Sala já vem realizando desde o início do ano de 2017 dentro da programação regular de capacitações Sebrae Minas, capacitações JUCEMG e via parceiros.
A Sala Mineira do Empreendedor é um ambiente inédito no Brasil, realizando apoio ao empresário mineiro, para que o mesmo prospere no seu negócio, contribuindo assim com o desenvolvimento econômico do seu município de maneira sustentável, gerando novas oportunidades de negócios de toda uma região, que movimenta, empreende e cresce.
A Parceria entre Sebrae Minas, Jucemg e a Prefeitura permite fomentar a abertura de novas empresas diminuindo assim a burocracia, unindo em um único espaço o empreendedor, Poder Público e as Entidades de fomento ao empreendedorismo. Este é o principal objetivo da Sala Mineira do Empreendedor, melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo o município, com essa temática a Sala Mineira foi apresentada aos prefeitos e secretários municipais, durante a cerimônia na Sala Mineira do município de Nova Serrana-MG.
A forma de atuação da Sala é embasada em três pilares básicos: orientações, serviços e capacitações. Para a efetivação do projeto é possível contar com apoio de outras entidades parceiras, como Associações Comerciais, Câmaras de Dirigentes Logistas, Sindicatos e Cooperativas. Porém, para adotar o nome Sala Mineira do Empreendedor, é indispensável que a iniciativa seja concretizada por meio de um termo de cooperação técnica que permita um arranjo institucional composto por três atores essenciais: a Jucemg, o Sebrae Minas e a Prefeitura, cabendo a cada parceiro funções distintas. A Jucemg, dentre outras responsabilidades, se encarregará de capacitar os servidores sobre Registro Empresarial; o Sebrae Minas cuidará da gestão das MPEs; enquanto as Prefeituras disponibilizarão o espaço físico e fornecerão os recursos humanos.
Para o Agente de Desenvolvimento de Mirabela, Adalto Nilo Costa Aquino, a Sala Mineira do Empreendedor de Mirabela-MG é a porta de entrada para que o município receba investimentos. “O empreendedor precisa ser tratado de forma especial. É ele que vai gerar emprego e renda para o município, e esse novo ambiente estará de portas abertas para que seja um canal para o desenvolvimento regional”, frisou.
O município de Mirabela-MG é composto por 14 mil habitantes, sendo conhecido nacionalmente como a capital mineira da carne de sol. Para o prefeito de Mirabela, Luciano Rabelo Veloso, a implantação da sala será fundamental para o desenvolvimento da região. “Não só Mirabela, mas todo o Norte de Minas está precisando de ações que tragam desenvolvimento, acredito que a criação da Sala Mineira do Empreendedor é uma iniciativa que pode auxiliar e fazer com que os empreendedores invistam nas cidades. Essa parceria entre Sebrae e Jucemg e o apoio das prefeituras passam segurança ao investidor, este o responsável por gerar emprego e renda para os municípios”, frisou.
Outras parcerias: A Sala Mineira do Empreendedor poderá contar com apoio de outras entidades parceiras (Associações Comerciais, CDL, Sindicatos, Escolas, Cooperativas, etc.), mas, para receber o nome, o trio Jucemg/Sebrae/Prefeitura é indispensável. A cada parceiro compete funções distintas, a Jucemg, entre outras responsabilidades, se encarregará de capacitar os servidores sobre Registro Empresarial; o Sebrae Minas cuidará, por exemplo, da identidade visual e da gestão das MPEs; a Prefeitura disponibilizará o espaço físico (preferencialmente do programa Minas Fácil) e fornecerá os recursos humanos.
Mais informações:
Leia também
Entre em contato com o editor: