Montes Claros vai ganhar Escola gratuita de Formação Gerencial para jovens

SEBRAE


Evento que apresenta o projeto e capta apoio dos empresários será realizado nesta segunda-feira (06); a iniciativa vai dar oportunidade aos jovens carentes da região.


Empreender, gerenciar e se tornar dono do próprio negócio tem norteado as expectativas para o futuro de vários jovens. Para ajudar esse grupo emergente, a cidade de Montes Claros vai contar com uma sede do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil, que é uma Escola de Formação Gerencial voltada para questões como lojística, gestão e plano de negócios e análise de mercado; tudo de forma gratuita. O curso tem duração de um ano e será ministrado na Escola Técnica, no Bairro Alto São João.


A iniciativa vai dar oportunidade aos jovens carentes da região. Para participar, os alunos devem ter entre 16 e 24 anos, cursar o 3º ano do Ensino Médio, ou ser egresso de escola pública. O gerente do Sebrae, Cláudio Souza, pontua que o projeto vai contribuir para que jovens da região ocupem melhores cargos no mercado local. De acordo com ele, a metodologia utilizada impulsiona a vivência com o setor empresarial e melhora a qualificação em escala ampla.
“A escola abre portas para os jovens que possuem uma predisposição em investir e alavancar uma empresa. Desse modo, eles aprendem a fazer planos de negócio, prever possíveis crises, delimitar os produtos e o público-alvo, além de montar estratégias para a organização empresarial”, diz.
O gerente também comenta que a capacitação é profunda e que ideias inovadoras vão ser incluídas no plano de ensino. “Outro ponto que vale ressaltar é que o curso vai ter uma empresa simulada e os alunos vão poder fazer intercâmbio para países como Estados Unidos da América e Alemanha”, afirma.
Ainda de acordo com Cláudio, o sucesso do projeto desenvolvido em Belo Horizonte, que capacita anualmente 120 alunos para o mercado de trabalho, fez com que a iniciativa fosse replicada no interior do Estado. A previsão para implantar a escola coordenada pelo SEBRAE/Minas é em Fevereiro de 2018, mas, nesta segunda-feira (06) será realizado um evento com o propósito de apresentar os objetivos da escola e conseguir apoio dos empresários.
O objetivo de empreender é o que move a Bruna Pereira. Ela é presidente de uma miniempresa desenvolvida pelos alunos da Escola Estadual Filomeno Ribeiro, no bairro alto São João, em Montes Claros. De acordo com ela, a implantação do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) vai possibilitar o contato direto dos jovens da cidade com a formação profissional, e, consequentemente, vai despertar sua capacidade empreendedora.
“Projetos como esses são capazes de familiarizar o aluno com o dia-a-dia da empresa. Nesse sentido, serve como treinamento e já planta visões de investimento para o futuro”, comenta.

Seleção

O edital de seleção será divulgado no SITE SEBRAE. As fases consistem na aplicação da prova, teste e entrevista como maneira de identificar as características comportamentais empreendedoras do candidato.

Fonte web site G1 Grande Minas.


Click e saiba mais

MARCINHA SILVEIRA: TRAJETÓRIA DE MILHÕES

Felicidade Tóxica

JAPONVAR HISTÓRIA E ORIGENS

MONTES CLAROS E OS CATOPÊS

COMÉRCIO DE MIRABELA SERÁ FOMENTADO COM A IMPLANTAÇÃO DA SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR-SEBRAE

CAPITÃO ENÉAS-MINAS GERAIS

CAVALO EM QUADRA DE ESCOLA ESTADUAL VIRA CASO DE POLÍCIA EM CAPITÃO ENÉAS

AVIÕES CHEGAM DA ÁFRICA PARA BOMBARDEAR NUVENS EM MONTES CLAROS

EMPOSSADA A NOVA DIRETORIA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE MONTES CLAROS

SAQUE EXTRAORDINÁRIO DO FGTS: TRABALHADORES NASCIDOS EM OUTUBRO RECEBEM NESTA QUARTA-FEIRA (01/06)