Projeto da Faculdade de Medicina da UFMG auxilia profissionais de saúde no acompanhamento do desenvolvimento infantil

Cidades das cinco regiões do país estão participando da formação de multiplicadores de aplicativo que estimula o desenvolvimento das crianças 

Um projeto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais -- UFMG irá capacitar profissionais da atenção primária à saúde (APS) para fortalecer o acompanhamento do desenvolvimento de crianças de até cinco anos por meio de um aplicativo, o TEDI -- Triagem e Estimulação do Desenvolvimento Infantil, criado por pesquisadores da UFMG e UFSC. 

A ideia é avaliar a efetividade da utilização do TEDI na APS e fazer com que os profissionais sejam multiplicadores desta estratégia em seus municípios, atuando na avaliação e orientação dos cuidados das crianças na primeira infância. 

A ação é uma parceria da Faculdade de Medicina com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Fundação Porticus, e tem apoio do Ministério da Saúde. Nesta primeira etapa, participam da capacitação profissionais de Brumadinho (MG), Juatuba (MG), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Castanhal (PA) e Tanhaçu (BA). As cidades foram escolhidas a partir da análise de indicadores de uso do e-SUS, dados de vulnerabilidade entre menores de cinco anos, cobertura da Estratégia de Saúde da Família, entre outros. 

Entre os participantes estão médicos e enfermeiros da APS, além de uma equipe multiprofissional, com fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Ao todo, 140 multiplicadores serão formados e certificados pela UFMG para reproduzir o uso do app com seus colegas. 

O curso teve início no dia 5 de maio e irá até outubro, incluindo um período de quatro meses de supervisão clínica por facilitadoras experientes na avaliação do desenvolvimento infantil. Além da certificação, os participantes estarão aptos a reproduzir o conteúdo do curso com seus pares. 

A professora da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenadora do projeto, Cláudia Lindgren, explica que o principal desafio é a priorização do desenvolvimento infantil no cotidiano da APS. “Essa é uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e uma prioridade absoluta na pandemia. Temos inúmeros estudos mostrando o impacto da pandemia, do isolamento social e do estresse parental sobre o desenvolvimento da criança pequena”, afirma. 

O curso vai ajudar os profissionais a fazer a triagem das crianças que necessitam de reavaliação para o diagnóstico de problemas de desenvolvimento, diminuindo a sobrecarga nos serviços especializados e tornando a APS mais resolutiva neste aspecto. “O objetivo é colocar uma ferramenta na mão dos profissionais que estão mais próximos das famílias, que ajude na triagem das crianças que necessitem de avaliação e intervenção especializada. Além disso, oferece recursos para que o profissional seja capaz de orientar os cuidadores sobre estimulação das crianças que não precisarão de uma intervenção especializada”, ilustra a professora. 

TEDI

O TEDI é um aplicativo para triagem de alterações do desenvolvimento e comportamento de crianças de 1 a 65 meses e de fatores de risco no contexto familiar. Oferece, também, vídeos com estímulos para cada faixa etária e orientações para os cuidadores. 

O aplicativo reúne informações do Survey of Well-being of Young Children (SWYC) e da Caderneta da Criança, visando auxiliar os profissionais de saúde na triagem de problemas de desenvolvimento e comportamento infantil, na interpretação desses resultados e na tomada de decisões. 

SOBRE A FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL

Desde 2007, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal trabalha pela causa da primeira infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida. As principais frentes de atuação da Fundação são a promoção da Educação Infantil de qualidade, o fortalecimento dos serviços de parentalidade, a avaliação do desenvolvimento da criança e das políticas públicas de primeira infância e a sensibilização da sociedade sobre o impacto das experiências vividas no começo da vida. 

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