Iniciativa Angels: 430 hospitais no Brasil foram capacitados para tratamento do AVC em 2021


Acidente Vascular Cerebral é a segunda doença que mais mata os brasileiros1 e a principal causa de incapacidade no mundo2 

São Paulo, maio de 2022 -- De acordo com a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization), o acidente vascular cerebral (AVC) afetará uma a cada quatro pessoas no mundo ao longo da vida3, sendo que é altamente incapacitante, pois aproximadamente 70% dos pacientes ficam com sequelas e 50% se tornam dependentes4. Para reverter esse cenário, a farmacêutica Boehringer Ingelheim concebeu em 2015 a iniciativa Angels, que capacita unidades de saúde em todo o mundo para o tratamento do AVC. 

O Angels oferece aos hospitais ferramentas que visam mapear oportunidades de melhoria nos processos internos, suporte para implementação e manejo de protocolos, treinamento para as diversas áreas envolvidas e materiais para conscientização de pacientes. 

“Aqui no Brasil, iniciamos o projeto em 2017 com 55 hospitais. Em 2021, foram realizados 200 treinamentos nos quais mais de 14 mil profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, foram capacitados. Atualmente, 430 hospitais no país já dispõem de unidade de AVC, que é uma área do hospital com leitos dedicados ao atendimento multiprofissional do paciente, desde o tratamento da fase aguda até a reabilitação precoce. Desde o início da implementação, mais de 8,9 milhões de pacientes foram tratados adequadamente nos centros treinados pelo projeto Angels em todo o mundo”, afirma Dra. Gisele Sampaio, professora livre-docente em neurologia da Universidade Federal de São Paulo. 

A iniciativa ainda conta com Educadores Científicos que apoiam os hospitais participantes na avaliação, mudança e melhoria das rotinas de tratamento do AVC. “O Educador entende o momento do hospital, identifica os gargalos no atendimento e desenvolve um plano de ação de melhorias de rotinas e fluxos visando reduzir o tempo entre a chegada do paciente e o tratamento adequado”, ressalta Dra. Gisele. 

No mundo, o projeto Angels atua como um denominador comum em todos os hospitais participantes, promovendo um senso de comunidade e proporcionando a motivação necessária para mudanças e melhorias na prestação de cuidados com o AVC. Isso começa com a parceria entre os principais especialistas em AVC de centros estabelecidos e a formação de um comitê diretor, para desenvolver uma estratégia nacional, supervisionar e orientar a introdução e manutenção de atividades lideradas por Angels nos hospitais participantes. 

Sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC)O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença causada pela interrupção de fluxo em vasos sanguíneos do sistema nervoso central (subtipo isquêmico) ou por extravasamento de sangue dos mesmos vasos (subtipo hemorrágico)5.

Os sinais de alerta são: perda súbita de força ou formigamento de um lado do corpo (face e/ou membro superior, e/ou membro inferior), dificuldade de falar ou compreender a fala, perda visual súbita em um ou ambos os olhos, tontura, perda de equilíbrio e/ou coordenação, dor de cabeça intensa e sem causa aparente5.

Para identificar um possível AVC o anagrama SAMU é uma importante ferramenta:

  • Sorriso - peça para a pessoa sorrir. Note se um lado do rosto não mexe.
  • Abraço - veja se o paciente consegue elevar os dois braços como se fosse abraçar.
  • Música - solicite que a pessoa cante uma música e atente para a voz "enrolada" ou arrastada.
  • Urgente -- caso identifique um ou mais desses sinais, dirija-se a um atendimento médico de urgência.

Sobre o Projeto AngelsO Programa Angels é uma iniciativa internacional da farmacêutica Boehringer Ingelheim que busca qualificar os centros de AVC já existentes e auxiliar na implementação de novos centros. Ele visa a melhoria de atendimento, fornecendo treinamento e capacitação para todas as pessoas envolvidas na assistência do AVC, com apoio da Organização Mundial de AVC e da Organização Ibero-americana de Doenças Cerebrovasculares.

MPR--BR-101814 | Março de 2022 | Material destina à imprensa e público leigo. 

Sobre a Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim está entre as 20 principais farmacêuticas do mundo e é a maior de capital fechado, com cerca de 52 mil funcionários globalmente. Desenvolve soluções de saúde com grande valor e impacto para pessoas e animais e atua há mais de 130 anos, justamente, para trazer soluções inovadoras em suas três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2020, obteve vendas líquidas de 19,6 bilhões de euros e investiu 3,7 bilhões de euros em Pesquisa e Desenvolvimento, aproximadamente 19% das vendas líquidas. No Brasil há quase 70 anos, a Boehringer Ingelheim está instalada no estado de São Paulo, com escritório na capital e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia, mas atua em todo território nacional. Pelo quinto ano consecutivo, a empresa foi reconhecida pela certificação Top Employers, que elege as melhores empregadoras do mundo por suas iniciativas de recursos humanos.

Referências

1 World Health Organization. Acesso em 07 de dezembro de 2021.2Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. Acidente Vascular Cerebral. Acesso em 07 de dezembro de 2021.3World Stroke Organization. Acesso em 07 de dezembro de 2021.4Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. Acidente Vascular Cerebral. Acesso em 07 de dezembro de 2021.5Rede Brasil AVC. Pacientes e Familiares. O que é AVC. Acesso em 07 de dezembro de 2021.

Click e saiba mais

Felicidade Tóxica

NOSSA HISTÓRIA, JAPONVAR MINAS GERAIS

COMÉRCIO DE MIRABELA SERÁ FOMENTADO COM A IMPLANTAÇÃO DA SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR-SEBRAE

MONTES CLAROS E OS CATOPÊS

CAVALO EM QUADRA DE ESCOLA ESTADUAL VIRA CASO DE POLÍCIA EM CAPITÃO ENÉAS

AVIÕES CHEGAM DA ÁFRICA PARA BOMBARDEAR NUVENS EM MONTES CLAROS

CAPITÃO ENÉAS-MINAS GERAIS

EMPOSSADA A NOVA DIRETORIA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE MONTES CLAROS

SAQUE EXTRAORDINÁRIO DO FGTS: TRABALHADORES NASCIDOS EM OUTUBRO RECEBEM NESTA QUARTA-FEIRA (01/06)

DRG Brasil e Hospital Márcio Cunha apresentam um caso de sucesso