Prefeitura Ágil, projeto de Juiz de Fora (MG), celebra primeiro ano com economia de R$17 milhões
Prestando atendimento online, com serviços e acesso aos cidadãos ampliados e economia de milhões de reais, o "Prefeitura Ágil" traz novas perspectivas para o estado |
Lançada em março de 2021 pela Prefeitura de Juiz de Fora, em colaboração com a 1Doc -- empresa SaaS de processos, atendimento, comunicação e gestão documental, que está na liderança de trabalhos com digitalização de gestões públicas -- a plataforma "Prefeitura Ágil" celebra seu primeiro ano apresentando excelentes resultados para o município. Além de garantir mais agilidade para os cidadãos, que agora podem solicitar serviços e documentos e ainda monitorar o avanço dos seus protocolos abertos durante 24h por dia, reduzindo as longas filas nos postos de atendimento, o app ainda possibilitou uma grande economia com impressões.
Em 12 meses de funcionamento, a plataforma totalizou 203 mil atendimentos digitais (uma média de 17 mil por mês), contando com mais de 1,8 milhão de acessos. Os impactos positivos são vistos na aceleração na abertura de empresas, regularização de impostos e outras taxas, aumento da arrecadação da prefeitura, redução de aglomerações em espaços de atendimento ao público e do tempo de espera de protocolos, assim como na economia potencial de mais de R$ 17 milhões com impressões. Este resultado reflete também no meio ambiente, já que, em relação à quantidade de folhas economizadas durante o primeiro ano de implantação, a prefeitura conseguiu uma diminuição de mais de dois milhões de papéis.
No setor de receitas imobiliárias, por exemplo, hoje são respondidos cerca de 50 requerimentos de Lançamento de ITBI todos os dias, o que anualmente representa em média 13 mil tratativas. Antes, esse número era muito menor, pois era preciso pegar um requerimento, que gerava um processo de analisar folha por folha para depois enviar uma carta para o contribuinte. Atualmente, o processo se tornou menos descomplicado e mais ágil, sendo necessário apenas enviar uma mensagem com a resposta para o solicitante
O foco da 1Doc é estimular benefícios como esses apresentados pela prefeitura de Juiz de Fora em outras cidades mineiras, conscientizando sobre a importância de soluções digitais escaláveis e sustentáveis para o futuro das gestões públicas e para os cidadãos. Conheça outros resultados positivos da 1Doc em Minas Gerais Por meio de soluções digitais personalizadas e estratégias escaláveis, a 1Doc está auxiliado gestões públicas em todo o país a modificarem aspectos deficientes dos seus processos, com presença já estabelecida no estado mineiro. O foco das ações é responder às necessidades da população, através de serviços melhores e iniciativas que consigam sanar as incompletudes. Veja alguns exemplos de sucesso:
Prefeitura de Campo Florido
Mais de 120 mil documentos em 22 meses de uso da plataforma desenvolvida, com uma média de 7 mil arquivos emitidos por mês e economia total de mais de R$ 4 milhões.
Prefeitura de Confins
Em 32 meses de uso da plataforma, a prefeitura já registrou mais de 83 mil documentos, com uma média de 2 mil registros por mês e um saldo de mais de R$ 580 mil economizados até o momento.
Prefeitura de Visconde do Rio Branco
Desde a implementação da plataforma e das estratégias digitais, mais de 10 mil atendimentos únicos foram realizados, com um total de 55 mil documentos gerados.
Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Montes Claros (PREVMOC)
O PREVMOC foi o primeiro Instituto de Previdência de Minas Gerais a trabalhar de forma totalmente digital. Por meio da implementação da plataforma 1Doc, eliminou os processos em papel e tornou tudo mais prático. Em 13 meses de uso, mais de 99 mil documentos foram gerados, com uma média de 900 pessoas atendidas mensalmente.
A 1Doc é uma plataforma SaaS (Software as a Service) de processos, atendimento, comunicação e gestão documental, que está presente em todos os estados do Brasil e beneficia 1 a cada 4 brasileiros com sua solução. Por meio de um sistema inteligente que simplifica o dia a dia de trabalho, cria estratégias e oferece mecanismos para ajudar as pessoas a organizarem o seu trabalho, se comunicarem melhor e atender demandas com eficiência, transparência e engajamento.