HUMBERTO SOUTO INICIA A DESTRUIÇÃO DA PRAÇA DE ESPORTES E RESOLVE TRANSFORMÁ-LA EM ESTACIONAMENTO

O significativo aumento da violência no Brasil tem feito os bons gestores públicos adotarem uma receita simples para combater a criminalidade: a difusão da prática de atividades esportivas e culturais como instrumentos para afastar adolescentes e jovens desse risco. Praças, quadras, ginásios e vilas olímpicas têm sido criados e os resultados comprovam a eficácia dessas medidas. Recentemente, o Prefeito de Curvelo, que exerce o quarto mandato e que possui um dos mais elevados índices de aprovação popular de Minas Gerais, esteve em Montes Claros para visitar a piscina olímpica da Unimontes e o Max Mim Clube, e sabem para qual finalidade? Buscar exemplos exitosos que possam ajudá-lo a transformar a Praça de Esportes de Curvelo no melhor lugar para os jovens curvelanos praticarem esportes.

Aqui em Montes Claros, como dizia Cafunga, o errado é que é o certo. Seguindo essa lógica, o Prefeito Humberto Souto resolveu na última sexta-feira, véspera de carnaval, quando a população não estava concentrada no diário oficial do Município, publicar, na calada da noite, o Decreto nº 3645, cujo inacreditável objeto foi o de converter a histórica praça de esportes em um estacionamento de veículos, com o exclusivo objetivo de aumentar a já elevada arrecadação do Município e olha que a cidade já conta com mais de cem milhões de reais nas contas municipais, guardadas pelo Chefe do Executivo, já apelidado por muitos como sendo o Prefeito Tio Patinhas, enquanto a população sofre com lama, poeira e ruas cada vez mais esburacadas, isso sem falar no mato que tomou conta de todos os bairros. No referido Decreto, Humberto fixa os preços que serão cobrados no novo estacionamento, curiosamente em valores bem superiores aos praticados por estacionamentos privados localizados próximo à Praça de Esportes. 

O mais curioso é que o Decreto não faz qualquer menção à existência de Lei aprovada pela Câmara Municipal para autorizar a criação desse estacionamento. A praça sempre teve a exclusiva função de funcionar como um centro de excelência em esportes e jamais como estacionamento. Para mudar a sua destinação, o prefeito teria que, primeiramente, enviar projeto de lei à Câmara para desafetá-la de seu uso atual e assim lhe conferir nova destinação. Sem autorização do Poder Legislativo o ato é ilegal, mas essa não é a questão principal. Honestamente, a medida põe fim à esperança de milhares de jovens que confiaram na promessa de que a praça seria recuperada e que voltaria a funcionar como um espaço para as famílias, sobretudo aquelas que residem nas dezenas de bairros carentes da cidade, locais onde não há sequer uma quadra esportiva, uma praça decente ou mesmo um local para atividades culturais. 

Uma coisa é certa, sem a praça teremos menos esportes e mais violência. 

Que presente o prefeito oferece à cidade já no início de 2018. O segundo ano de mandado está apenas começando mais já se vislumbra resultados ainda mais ruins que os de 2017. Assim, a Administração de Humberto Souto confirma o ditado popular: nada é tão ruim que não possa piorar. Honestamente, nem o mais o pessimista dos munícipes imaginaria uma medida tão insensata como essa de destruir a histórica praça de esportes. Lamentável, muito lamentável!


PARA QUEM DIZ QUE A PRAÇA DE ESPORTES NÃO TEM UTILIDADE. VEJA MATÉRIA VEICULADA NA IMPRENSA COMPROVANDO A EFETIVA UTILIZAÇÃO DA PRAÇA ATÉ 2016. 
No próximo sábado, dia 30, serão repassados materiais esportivos para 400 alunos do Projeto Social de Natação, realizado através de parceria entre a Prefeitura de Montes Claros, os Correios e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A solenidade será a partir das 8 horas, nas dependências do Montes Claros Tênis Clube (Praça de Esportes). Dos 400 beneficiados, 300 são novatos e 100 remanescentes, ou seja, que já frequentam as aulas e disputam competições oficiais. Serão entregues maiôs, sungas, toucas e blusas.

O Projeto foi iniciado em 2009 e já envolveu cerca de 5 mil crianças e jovens, entre 8 e 17 anos. São ensinadas quatro estilos de natação: peito, borboleta, crawl e costas. As atividades têm como principal objetivo inserir crianças de baixa renda nesta modalidade esportiva, diminuindo as possibilidades e os riscos de se envolverem com drogas ou outras atividades ilícitas, além de reduzir o número de afogamentos. A maioria dos beneficiados nunca frequentou clubes esportivos.

A coordenadora administrativa Maristela Soares destaca que o projeto é importante para proporcionar lazer e entretenimento, além de descobrir novos talentos. “Ano passado, fomos campeões da Copa Minas Gerais de Natação, competindo com alunos de clubes particulares que, teoricamente, deveriam possuir melhor preparação e nível superior ao nosso”, afirmou a coordenadora, satisfeita com os resultados positivos alcançados.

A equipe competitiva do projeto, coordenada pelo professor Ênio Pacífico de Faria, já tem compromisso marcado. Nos dias 05 e 06 de setembro será disputada a terceira fase da Copa Minas Gerais de Natação, em Montes Claros, nas dependências da Unimontes. Ao todo, 44 atletas do projeto já estão inscritos. Em seguida, outra fase será disputada na cidade de Belo Horizonte, com 45 atletas de Montes Claros enfrentando adversários da região central do Estado. A expectativa é que os nadadores do projeto alcancem bons resultados, a exemplo das competições anteriores.











POR: Farley Soares Menezes Advogado. Especialista em Direito Administrativo e Direito Tributário.

Publicação original AQUI
FOTOS: INTERNET 

Click e saiba mais

Felicidade Tóxica

NOSSA HISTÓRIA, JAPONVAR MINAS GERAIS

COMÉRCIO DE MIRABELA SERÁ FOMENTADO COM A IMPLANTAÇÃO DA SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR-SEBRAE

MONTES CLAROS E OS CATOPÊS

CAVALO EM QUADRA DE ESCOLA ESTADUAL VIRA CASO DE POLÍCIA EM CAPITÃO ENÉAS

AVIÕES CHEGAM DA ÁFRICA PARA BOMBARDEAR NUVENS EM MONTES CLAROS

CAPITÃO ENÉAS-MINAS GERAIS

EMPOSSADA A NOVA DIRETORIA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE MONTES CLAROS

SAQUE EXTRAORDINÁRIO DO FGTS: TRABALHADORES NASCIDOS EM OUTUBRO RECEBEM NESTA QUARTA-FEIRA (01/06)

DRG Brasil e Hospital Márcio Cunha apresentam um caso de sucesso